Menu fechado

Coragem, caráter e competência

Sou cidadão joinvilense, casado, pai de 5 filhos, empresário e deputado federal de destaque por SC. Tenho formação em Gestão Pública e fui Secretário de Estado de Infraestrutura, deputado estadual e prefeito de Rio Negrinho. São 20 anos de vida pública e trabalho por Santa Catarina.

Conheça mais da minha história:

Catarinense de alma e coração, Mauro nasceu em Bituruna, no interior do Paraná. Filho de Dona Leda, professora de ensino básico que foi eleita vereadora, e do Seu Antônio, pequeno empresário do setor agrícola, Mauro teve a infância típica de meninos em cidade do interior. Comeu fruta direto do pé, andou de carro de boi, jogou bola de gude e futebol até não poder mais. Mas nem tudo era brincadeira. Para Dona Leda, professora à moda antiga, fazer Mauro aprender a ler e escrever desde cedo era dever de casa. E como o pai trabalhava noite e dia tocando a pequena empresa, Mauro tinha que acompanhar a mãe na escola em que ela lecionava. Com isso, começou a estudar cedo e logo concluiu o ensino fundamental. De Bituruna foi à Curitiba, fazer o ensino médio. Depois foi à Caxias do Sul, onde ia cursar engenharia. Não quis continuar, contrariando o Seu Antônio, que sonhava em ver o filho engenheiro. O pai, então, enviou o garoto de dezoito anos para Rio Negrinho, onde veio a administrar a pequena fábrica de móveis, com dez funcionários, recém adquirida pela família. Se não ia estudar, tinha que trabalhar, dizia o Seu Antônio. Mas o que era para ser castigo virou benção. Mauro viu que tinha jeito para administrar. Fez a empresa crescer, chegando rapidamente a cinquenta funcionários. Em poucos anos criou laços de amizade duradouros, se envolveu com a comunidade e se tornou presidente de uma associação local, organizando eventos sociais e recreativos. Logo ficou conhecido na cidade por seu trabalho e carisma, o que o alçou à Prefeitura de Rio Negrinho em 1996.

Duas décadas de vida pública e trabalho por Santa Catarina

Com sua experiência como gestor de uma empresa em crescimento, Mauro reconheceu as falhas na administração municipal e fez o que precisava ser feito. Já em sua primeira gestão mostrou um perfil inovador e competente, realizando grandes obras de infraestrutura, saneamento básico e transporte. Filho de professora, Mauro fez grandes transformações também na educação: ginásio esportivo em todas as escolas, valorização dos professores e instalação do campus da Universidade do Contestado, são algumas das conquistas. Sua gestão ficou marcada pelo diálogo e pela participação dos cidadãos na tomada de decisão no município. A aprovação obtida como prefeito o fez ser reeleito com o dobro de votos do segundo colocado. Em 2002, Mauro foi eleito para o cargo de Deputado Estadual com a quinta maior votação de Santa Catarina.

Na Assembleia Legislativa catarinense, Mauro Mariani realizou um trabalho destacado em comissões das quais fez parte. Também presidiu a CPI da Casan, onde foram investigadas denúncias de corrupção e má administração da estatal, resultando na demissão de gestores, no cancelamento de contratos de prestação de serviços e em diversas ações na Justiça. Nesse período, recebeu o convite do governador Luiz Henrique da Silveira para ser o Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina. Comandando a secretaria com grande eficiência, Mauro pôde realizar ações estruturais que impulsionaram o desenvolvimento do estado. Em 2006, elegeu-se Deputado Federal, mas voltou à secretaria pelas mãos de Luiz Henrique, onde imprimiu um ritmo de trabalho jamais visto, concluiu a formação em Gestão Pública e conheceu sua futura esposa, Cynthia Camargo.

Nas eleições de 2010, é reeleito com a maior votação de Santa Catarina, no mesmo ano em que Luiz Henrique é eleito ao Senado da República. O terceiro mandato federal viria em 2014, mas não antes de um outro episódio, muito mais marcante na vida de Mauro. No dia 1º de Julho de 2013, após um parto traumático, nascem as suas filhas com Cynthia Mariani: as trigêmeas Beatriz, Manuela e Rafaela. Graças a Deus e ao trabalho dos médicos, as meninas nascem com saúde e Cynthia se recupera das complicações ocasionadas pelo parto das meninas.

Antônio e Leda mostraram o caminho aos filhos

Mauro aprendeu desde cedo o valor do trabalho, da educação e da perseverança, seguindo os exemplos que teve em casa. A mãe, uma mulher forte, foi professora e vereadora, engajada nas questões comunitárias; e o pai, um homem simples, empresário que cresceu com as mãos na massa e os pés no barro. Ambos de raiz italiana e fé cristã, foram fundamentais para a formação do caráter de Mauro e seus irmãos. Os valores aprendidos com os pais nunca foram e nem serão esquecidos por Mauro, pelo contrário, são passados adiante para os seus 5 filhos. A postura firme e séria, sem meias palavras e promessas vazias, rendeu algumas desavenças. Mas nada que abalasse suas antigas convicções acerca da integridade ética e do papel transformador da política.